Sêmen congelado:     

Por Daniel J. Martin, D.V.M.

O que você sempre quis saber sobre sêmen canino congelado, mas teve medo de perguntar.

Perguntas & Respostas


Volta para Página Principal


Há modos diferentes para preparar sêmen congelado?

Atualmente são usadas duas técnicas para gelar sêmen canino: o sistema de palheta e o sistema de pellets. O trabalho mais cedo feito com sêmen canino congelado em 1968-69 envolvido o uso de sêmen canino que estava congelado parecido com o sêmen de gado. Estes métodos foram modificados para técnicas que usam ampolas de vidro bovino e palhetas bovinas. Os sucessos com estes métodos estavam pobres. Melhoras com sêmen canino congelado não aconteceu até 1969 e usou-se um sistema completamente diferente do sistema de palheta. Este sistema consistiu em sêmen gelado em pelletss. Ao contrário a palheta bovina e técnicas de ampola, o sistema de pellets permitiu mudanças em temperatura extremamente rapida, aumentando a viabilidade do esperma. Com modificações para a técnica de congelação, procedimentos foram desenvolvidos com taxas de concepção tão alto quanto 92%. Era depois determinado em oito anos de estudo comparativo (1971-1979), apoiado pelo Clube de Canil americano (A.K.C.) , que o sistema de pellets proveu significativamente maior proteção para as células de esperma durante o congelamento. Significativamente mais células de esperma foram recuperadas com maior motilidade depois de desgelar. Taxas de recuperação eram 20% a 60% mais alto quando comparados a esses das 0.5-ml e 0.25-ml palhetas bovinas, ampola de vidro bovino, e a Batuta Mágica bovina ", " uma versão maior da palheta bovina. Usuários atuais de sêmen congelado que usam palhetas informaram taxas de concepção de até 73% com inseminações vaginais, e concepção taxa para cima para 85% quando são executadas inseminações cirúrgicas. Muitas das instalações que usam sêmen de pellet estão informando 80-90% de taxa deconcepção inseminações vaginais.

Volta


Por que tudo isso é informação importante para mim como um criador?

Quando você usa sêmen canino congelado que esteve preparado com um sistema de pellets, o sêmen será de qualidade melhor depois que seja desgelado. Amostras de sêmen caninas preservadas em pellets, tem porcentagens mais altas de vivos, progressivamente células de esperma de motilidade. Estas células de esperma são mais saudáveis e são muito mais capazes do cruzamento pela cervix, passando ao útero e no oviduto onde a fertilização acontece. Então, podem ser executadas inseminações vaginais em vez de sururgica e ainda taxas de concepção permanecem altos. Nenhuma anestesia, nenhuma cirurgia e nenhuma recuperação é preciso.

Volta


Quais são alguns dos benefícios de sêmen congelado?

O termo de armazenamento longo é o benefício maior. Aquele sêmen de cachorro pode ser armazenado em nitrogênio líquido por virtualmente milhares de anos sem perda de viabilidade depois de desgelar. A habilidade para criar um reprodutor quando ele não está disponível. Sêmen congelado assegurará o potencial de procriação dele para gerações futuras, até mesmo no caso de uma doença catastrófica, esterilidade inesperada, ou morte. Sêmen congelado lhe permite uma opção de procriação alternada e faz seu cão ser acessível a toda hora . Preservando uma certa quantidade de genes podem ser obviamente de grande benefício quando você está lidando com um cachorro excelente. Preservando a quantidade de gene de um cachorro com problemas hereditários podem ser também de grande valor. Portador conhecido de Retinal Atrophy Progressivo (PRA) poderia ter o sêmen dele coletado e poderia gelar para uso de futuro em estudo de DNA ou para procriações de teste. Você pode poder aumentar o "marketing" de seu cachorro em áreas do país onde ele nunca viajará transportando o sêmen congelado. A habilidade para procriar várias cadelas no mesmo dia em lugares diferentes. Procriações de sêmen congeladas eliminam a necessidade para transportar cadelas até o cachorro. Procriações de sêmen congelados asseguram que seu cravo não contrairá uma infecção da cadela. Canis de Brucella, vírus de herpes, mycoplasma, e outras infecções bacterianas poderiam estar devastando uma operação de procriação. A habilidade para executar distância longa ou procriação internacional é outro benefício do sêmen congelado. Sêmen congelado permanece congelado e viável durante várias semanas quando acumulado e transportado corretamente. Sêmen congelado fará para estas procriações uma realidade. Sempre que considerando uma procriação internacional, planeje à frente! Cada país tem seus próprios regulamentos relativo à importação, e inscrição de filhotes nascidos por inseminação artificial de sêmen importado.

Volta


Quando é o melhor momento para ter o sêmen do meu cachorro coletado?

Obviamente o tempo ideal para gelar o sêmen de seu cachorro é quando ele está em forma e com saúde. Normalmente entre dois e seis anos de idade é ideal para a maioria dos cachorros. Qualquer cachorro, de qualquer idade, pode ser avaliado para a coleta. Cachorros até 15 anos de idade podem ser capazes de produzir células de esperma viáveis. Tendo o sêmen deles prosperadamente congelado é possível. Se os parâmetros de avaliação de esperma são pobres, só um número pequeno de esperma viável poderá ser armazenado. Este número pequeno de esperma pode não ser suficiente criar uma gravidez. Podem ser exigidas várias coletas e congelamentos para obter um número adequado de esperma viável para procriar uma cadela.

Volta


O que pode afetar o esperma de meu cachorro?

Algo que muitos clientes não entendem é que há muitos fatores que afetam a habilidade de um cachorro para produzir sêmen. Em um cachorro normal podem haver diferenças na qualidade e quantidade do sêmen de um ejaculado a outro embora tudo permaneça inalterado. Cachorros jovens, maduros normalmente terão esperma em maior quantidade e sêmen de qualidade melhor que cachorros mais velhos ou imaturos. Muitas drogas e substâncias químicas têm efeitos na espermatogenese. Tensões ambientais como calor, transporte, stress, competição, e sendo dominado por outro cachorro ou pessoa pode causar diminuições no esperma. As raças maiores tendem a produzir mais esperma por ejaculado comparado aos cachorros de raça menores. Os cachorros de raça menores podem precisar de ser coletados várias vezes para obter esperma adequado para procriar uma cadela. O libido de cachorros é a última chave para coletar uma amostra de sêmen boa. Quando o libido de um cachorro é alto, nós obtemos sêmen de qualidade alto com concentração de esperma maximizada e motilidade. Simulando uma procriação natural tão de perto quanto possível obtemos esperma de ótima qualidade. Usando uma cadela em estro ajuda a prover o potencial máximo para coleção de esperma. Em média são obtidas três a seis doses. A maioria dos Cães de caça Labrador produzirá bastante esperma em um ejaculado para ter quatro a oito doses a serem preparadas. Nós recomendamos usar duas doses para cada cadela.

Volta


O que acontece quando eu tenho o sêmen de meu cachorro coletado?

O sêmen é coletado do cachorro por excitação manual. Cachorros "confiantes' são nossos melhores candidatos para coletas de qualidade. Alguns cachorros podem ser difíceis de coletar sêmen e podem ser requeridas repetidas tentativas. Uma vez o sêmen é coletado é completamente avaliado. Esta avaliação inclui uma contagem de esperma total, avaliação de motilidade progressiva, morfologia de esperma , pH, e uma contagem de células anormais (células prostaticas, células do sangue brancas, células vermelhas). Se o esperma é adequado para congelar, o sêmen é combinado com uma solução buffered especialmente preparada para extender o sêmen congelado. Este extensor alimenta e protege o esperma enquanto está congelado e desgelado. Depois que o procedimento de congelado fosse completado, um único pellet é desgelado para avaliação de esperma. Depois de descongelado a motilidade progressiva é avaliada e deveria resultar em uma proporção maior que 70%. A maioria de nossas coletas congeladas tem 75-90% esperma de motilildade progressiva depois de desgelar. Estas proporções excedem a quantidade minima de motilidade (40-60%) de esperma desgelado de palhetas. Eu somei um teste recentemente para integridade de acrosomo do esperma depois que eles fossem descongelados. Isto ajudará a calcular o número atual de esperma que tem motilidade progressivo bom e é realmente capaz de ser efetivo a criar uma gravidez mais adiante. O acrossomo é um boné na cabeça do esperma e está cheio com enzimas que reagem com o exterior protetor ao redor do ovo. Se o esperma está movendo mas não tem a habilidade para demolir este limite ao redor do ovo eles não poderão criar uma gravidez. Os pelletss congelados são empacotados em doses de inseminação baseado no esperma total , morfologia de esperma, motilidade pós-descongelação, e integridade de acrosomo. Os tubos de armazenamento criogênicos são identificados individualmente e são montados para armazenamento permanente. O sêmen congelado é mantido em tanques de nitrogênio líquido a uma temperatura de -320 graus F. Esta temperatura permitirá o esperma viável indefinidamente. Os tanques de armazenamento não requerem eletricidade, assim quedas de energia não são uma ameaça para a preservação do esperma.

Volta


O que é envolvido com o uso do sêmen congelado de meu cachorro?

A chave para ter sucesso em qualquer programa de procriação é o planejamento. Isto é até mesmo mais importante quando você está lidando com sêmen congelado. Eu discutirei muitas coisas que eu sinto que deveriam ser consideradas em uma procriação deste tipo. Agora que nós coletamos e preparamos uma qualidade de sêmen boa, nós viramos nossos pensamentos para a cadela da ninhada. Em situações onde nós temos uma quantidade muito limitada de sêmen, o cachorronão está vivo, ou nós não temos um número muito grande de doses para inseminar, é muito importante planejar uma procriação com uma cadela de ninhada provada. Uma cadela que foi reprodutivamente normal no passado é melhor. O que eu quero dizer através de normal é que ela tem ciclos de estro normais, concebe sem dificuldade, e leva a termo sem complicações. Todas as cadelas, solteiras ou não, deveriam ser testado para Brucella canis e mycoplasma. Estas infecções são transmitidas durante acasalamento e contato casual poderia transmitir estas doenças de um animal para outro. Eu executo culturas bacterianas vaginais e sensibilidades em todas as cadelas anteriormente para inseminações de sêmen congeladas. São administrados antibióticos apropriados ao longo do ciclo de estro para todos os organismos bacterianos. Alguns poderiam discutir este ponto, porém meus pensamentos são compartilhados por muitos outros que estão tendo sucesso com as procriações de sêmen congelados. O argumento surge porque há o que nós consideramos bactérias vaginais normais em muitas cadelas. Eliminando as bactérias como uma razão potencial para uma concepção perdida nós podemos procurar outros problemas se a cadela não concebe. Se lembre, nós estamos usando uma aliquota de células de esperma que tiveram uma existência normal. células de esperma congeladas tiveram as habilidades naturais deles diminuídas, até mesmo em um produto de pellet. O esperma só sobreviverá durante 12-24 horas e melhor dentro da cadela. Isto é notadamente um período menor de tempo quando comparado o sêmen fresco que sobrevive durante quatro a seis dias dentro da cadela. Nós podemos fazer nada mais que ajudar estes esperma para fazer o dever deles provendo uma área reprodutiva saudável, incontaminada. Como discutiu-se acima, sêmen congelado desgelado sobrevive por um período menor de tempo que sêmen esfriado fresco ou estendido.É imperativo que os níveis de progesterona são interpretados corretamente. O resultado muitas vezes é que o ponto máximo de fertilidade não é identificado, e a procriação é perdida. O pellet de sêmen congelado é fácil de descongelar e preparar para inseminação. A única exigência especial está a tomar um banho de água quente para descongelar o sêmen. A pipeta de inseminação rígida habitual e todas as seringas de plástico são as únicas outras exigências diferentes sendo familiar com técnicas de inseminação vaginais formais.

Volta


Como você determina quando a cadela será criada?

Nós temos que se lembrar de que não há nenhum teste disponível para descobrir a ovulação. Os testes disponíveis neste momento ou é retrospectivo (olhando atrás ao ponto de ovulação) no caso de citologia vaginal, ou previdente (olhando adiante ao ponto de ovulação) no caso de hormônio de progesterona e hormônio luteinizante (LH) em ensaios de sangue. Quando uma cadela entra em estação, nós executaremos citologia vaginal começando na maioria dos casos ao redor do sexto a oitavo dia. Quando as células vaginais superficiais se tornam 80-90% cornificadas, então nós começamos a testar os níveis do hormônio progesterona no sangue Estes que são executados testes de sangue a cada dois dias, ou diariamente , até que nós alcançamos 11.5 ng/ml ou maior. Só quando nós alcançamos este nível de progesterona nós começamos a procriar a cadela. Nós procriaremos a cadela duas vezes, normalmente um dia depois de outro.

Volta


Todo o mundo está recomendando e está fazendo prova de progesterone. Todos os testes são os mesmos? E estes testes realmente predizem ovulação?

Em muitas outras espécies,a produção de hormônio de progesterona começa depois da ovulação, assim uma subida da progesterona não é visto até depois que ovulação aconteça. A maioria dos ensaios de progesterona disponíveis ao veterinário podem medir só níveis de progesterona de 2.0 ng/ml ou até 7.5 ng/ml e isto não é adequado para indicar onde a fertilização acontece. O outro problema com estes testes, embora o veterinário pudesse interpretar um pouco estes, é que os fabricantes instroem como predizer criando dias baseado na subida inicial de progesterona de 2.0 ng/ml. Para uma maior facilidade usa-se o PreMate ensaio progesterona . Isto melhorou nossa habilidade para predizer melhor que qualquer outro ensaio de progesterona o ponto de fertilidade máximo. Nós tentamos todos os kits de teste comercializado. Este ensaio mede dois níveis de progesterona. O nível mais baixo é 3.0 ng/ml e o nível superior é 11.5 ng/ml. Este valor superior nivelado foi extremamente valioso para identificar onde a fertilização acontecerá. Nós ainda olharemos o intervalo de quatro a seis dias da subida inicial de progesterona mas, nós continuaremos monitorando a progesterona até que nivele ao nível de 11.5 ng/ml. Isto é quando nós inseminaremos a cadela pela primeira vez. É muito importante seguir estas subidas de progesterona depois da subida inicial e assegurar aquela ovulação que aconteceu e quando a cadela alcançou aquele ponto de fertilidade de máximo. Foi assumido que quando há subidas de progesterona, aquela ovulação acontece. Porém, luteinização podem acontecer sem acontecer ovulação no qual o nível de progesterona não subirá tão alto quanto quando aconteceu a ovulação.

Volta


Volta para Página Principal

e-mail: dogman@dwp.net